Secretária da Educação não comparece em reunião da CPI

Vereadores foram comunicados apenas duas horas antes do início da reunião
Secretária da Educação não comparece em reunião da CPI

Por: Silvia Morais - Foto: Allan S. Ribeiro

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito CPI constituída para investigar a responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação em virtude de óbito ocorrido em unidade escolar do município, vereadores Isaac Antunes (PR), Gláucia Berenice (PSDB), João Batista (PP), Mauricio Vila Abranches (PTB) e Orlando Pesoti (PDT), se reuniram na tarde desta terça-feira, 12 de março, para ouvirem a secretária da Educação, Luciana Andrade Rodrigues Silva, convocada para prestar esclarecimentos sobre óbito ocorrido em unidade escolar do município.

O presidente da CPI, Isaac Antunes, realizou a leitura de um ofício enviado pela secretária, entregue a 2 horas antes do horário previsto do início da reunião, justificando a impossibilidade de estar acompanhada de seus advogados, solicitando agendamento de nova data.

Também foi apresentado pelo presidente, cópias de ofícios e documentos enviados pela diretora da CEMEI Eduardo Romualdo de Souza, que corroboram com o seu depoimento à CPI, afirmando que em nenhum momento a Secretaria da Educação atendeu aos inúmeros pedidos de manutenção.

Foi lido durante a reunião um dos ofícios redigidos pela diretora da unidade escolar, endereçado ao então secretário da infraestrutura, Pedro Luiz Pegoraro, com a data de dezembro de 2017, ou seja, um ano antes da morte do estudante, solicitando que seja realizada avaliação das condições elétricas da escola, justificando que houve episódios de curto circuito deixando algumas salas sem energia elétrica, e com avaliação de eletricista chamado na época, que a rede elétrica encontra-se obsoleta e sobrecarregada. A diretora destaca também que em 25 anos da construção da escola, nunca foi realizada manutenção adequada na parte elétrica. Essa solicitação nunca foi atendida.

O vereador Orlando Pesoti (PDT), manifestou indignidade sobre o desrespeito da secretária com o trabalho sério desenvolvido pela CPI.

Finalizando a reunião, ficou definido que será oficiado o secretário da Fazenda, Manoel Jesus Gonçalves, para que seja fornecido o saldo bancário da secretaria da Educação na data de hoje, e estabelecido para a próxima quinta-feira, 14 de março, às 14h30, nova data para o depoimento da secretária Luciana.

Isaac também deliberou junto com os membros da comissão que uma provável convocação do secretário da Fazenda será feita após o recebimento dos documentos solicitados.